quimica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA CURSO: AGRONOMIA
TURMA: 2013.2
Sumário
1. Assunto
Cromatografia em Papel.
2. Objetivo
2.1 Objetivos Gerais Compreender mais sobre uma das técnicas de separação de misturas, a cromatografia, mais especificamente, a cromatografia em papel. 2.2 Objetivos Específicos Aprender as fases que compõe essa técnica, a calcular o Rf das amostras e observar as cores que integra os corantes.
3. Introdução A cromatografia é uma técnica de separação de compostos que contem cor. Baseia-se na distribuição dos componentes da mistura em duas fases: uma fase fixa (ou estacionária) e uma fase móvel. A cromatografia é uma técnica muito utilizada por ter a capacidade de realizar separações e análises quantitativas de um grande número de compostos, em um curto espaço de tempo, é aplicada, por exemplo, na identificação de compostos, na purificação destes, pela separação de algumas substâncias indesejáveis e também na produção de alguns medicamentos naturais. A cromatografia pode ser dividida em: cromatografia em coluna e cromatografia planar, que está inserida a cromatografia em papel, técnica realizada no procedimento experimental, onde o papel é a fase estacionária, e o solvente (etanol, clorofórmio e hexano) corresponde à fase móvel.
4. Fundamentação Teórica
5. Materiais e Reagentes
Materiais
- Béquer de 50ml
- Funil de decantação
- Proveta de 10 mL
- Suporte universal
- Garra metálica em forma de argola
- Chapa aquecedora
- Balança Analítica Quadro 1
Reagentes
Iodo
Frases R: R: 20/21 Nocivo por inalação e em contato com a pele.
S: 23 Não respirar gases/ fumos/ vapores/ aerossóis (as indicações adequadas devem ser especificadas pelo fabricante) Frases S: S25 Evitar contato com os olhos.