Quimica
Manaus-AM
Relatório de laboratório
Introdução
Petróleo é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, que possui uma combinação complexa de hidrocarbonetos. Serve como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais se destacam: polímeros plásticos, óleo diesel, gasolina e entre outros.
Esta experiência tem como principal elemento a gasolina, ela é composta de 7 a 11 carbonos em cada cadeia [1]. A gasolina é utilizada em todo mundo, principalmente como fonte energia para abastecimento de carros e motos.
Existe um, porém, por ser cara, o posto de combustíveis adulteram a composição desta, é a chamada gasolina adulterada, que é caracterizada pela adição irregular de qualquer substância, sem recolhimento de impostos, com vistas à obtenção de lucro.
No Brasil costuma-se adicionar álcool na gasolina e foi isto que verificamos neste experimento, se um posto de combustível está com a gasolina adulterada, ou seja, se o teor de álcool está maior do que o previsto na lei.
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo identificar o teor de álcool na gasolina, com base nos pressupostos teóricos a respeito da polaridade das moléculas das substâncias. O procedimento utilizado é a separação de fases por diferenças de polaridades, onde substâncias polares tendem a se dissolver melhor em solventes apolares, enquanto solventes apolares se dissolvem melhor em solventes polares.
Materiais necessários:
* 1 proveta de 100 ml graduada em subdivisões de 1 ml com boca esmerilhada e tampa; * 50 ml de amostra da gasolina a ser testada; * 50 ml de solução aquosa de cloreto de sódio na concentração de 10% p/v, isto é, 100 g de sal para cada 1 l de água; * 1 bastão de vidro.
Procedimento:
1. Foi colodo 50 mL de gasolina comum em uma proveta de 100 mL ± 0,5 mL com tampa.
2. Nos completamos o volume até 100 mL com a solução saturada de NaCl.
3. Misturamos os líquidos com o bastão de