quimica
Ji-Paraná
2012
REAÇÕES QUÍMICAS
Trabalho sobre Reações Químicas, apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Ji-Paraná - IFRO, sob a orientação da Professora Maria Galdízia.
Acadêmicos: Nei Nunes Sérgio Luiz
Ji-Paraná
2012
SUMÁRIO
CONCEITO DE REAÇÃO QUÍMICA
As reações químicas são processos pelos quais as substâncias se transformam em outras. Essas reações são também denominadas transformações ou fenômenos químicos. As substâncias iniciais são chamadas de reagentes e as substâncias resultantes da transformação são os produtos. Os reagentes e os produtos constituem os dois membros da representação gráfica da reação, que é chamada de equação química.
EQUAÇÃO QUÍMICA
As reações químicas são as transformações químicas que ocorrem na natureza, no laboratório ou na indústria, espontaneamente ou não. Os reagentes são misturados e reagem entre si, provocando o aparecimento de novas substâncias. Estas são os produtos da reação. Ocorre troca de elétrons, rompimento de ligações e estabelecimento de novas ligações. A equação química é a representação gráfica de uma reação química, por meio das fórmulas das substâncias participantes (reagentes e produtos).
COEFICIÊNTES
Para escrever uma equação química é necessário, inicialmente, conhecer os reagentes e os produtos que serão representados através de suas fórmulas. O coeficiente é o número escrito antes da fórmula de uma substância, indicando o número de moléculas que entram em jogo na reação. A operação de ajuste dos coeficientes recebe o nome de balanceamento da equação química. Deve-se tomar certo cuidado para não haver confusão entre coeficiente e índice, devendo-se lembrar que o índice é representado pela quantidade de átomos de um elemento que entra na composição da substância.
CLASSIFICAÇÃO