Quimica
Esta seção apresenta os materiais utilizados e a descrição do experimento realizado
1.1 Materiais
Laser de X nm;
Divisor de feixe;
2 espelhos;
Lente expansora divergente;
Anteparo;
Caixa de Areia;
Suportes para correção de altura;
1.2 Métodos
Para visualizar a interferência e a formação de franjas em um raio de luz, utiliza-se um divisor de feixe para que a mesma fonte crie dois feixes que tenham caminhos óticos diferentes. Dessa maneira, o experimento é montado na forma de um “X”, com todos os materiais apontando para o centro, onde está posicionado o divisor de feixe.
O raio proveniente do laser atinge o divisor e divide-se, parte dele seguindo a trajetória inicial, e parte sofrendo uma alteração de 90º em sua trajetória. Para cada um dos feixes, coloca-se um espelho de modo a refletir o raio de volta, seguindo a mesma trajetória. Os raios, de volta ao divisor de feixe, são direcionados a uma lente expansora, que diverge os raios e os projeta no anteparo. Neste anteparo é possível, então, visualizar a interferência causada por dois feixes de caminhos ópticos diferentes provenientes de uma mesma fonte.
O tipo de interferência depende das distancias dos espelhos ao divisor de feixe, portanto, para estudar essa variação, o espelho diretamente oposto à fonte laser é acoplado à um deslocador linear, que ao ser ativado, diminui a distancia deste espelho ao divisor de feixe. Neste deslocador foi instalado um relógio comparador, para que pudesse ser registrado o deslocamento do espelho e ser feita uma comparação com a interferência projetada no anteparo.
A caixa de areia foi usada com o intuito de diminuir qualquer interferência externa ao experimento, como vibrações na mesa ou nas proximidades. Uma placa foi posicionada em cima de uma caixa de areia para nivelar o chão para o experimento, e os equipamentos foram colocados em cima desta placa.
A Error: Reference source not found apresenta o esquema do equipamento. Segue a