Quimica
Este trabalho tem como tema principal a Conferência de Tbilisi ocorrida em 1977, uma das mais importantes e que mesmo muitos anos depois, suas ideias são utilizadas como base em outras conferências. Iremos apresentar o local de sua reunião, a situação mundial em relação ao meio ambiente, as decisões principais, se houve ou não representantes do Brasil nesta palestra e quais os efeitos que a reunião acarretou para os membros que participaram da conferência.
Conferência de Tbilisi
1 – Local da Reunião
A Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental aconteceu em Tbilisi, Geórgia, ex-União Soviética (URSS), compreendida durante treze dias no período de 14 a 26 de outubro de 1977. Esta Conferência ficou mais conhecida por Conferência de Tbilisi, pela razão de ter ocorrido neste local.
A Conferência Intergovernamental de Tbilisi, na Antiga União Soviética, é considerada um dos principais eventos sobre Educação Ambiental do Planeta. Esta conferência foi organizada a partir de uma parceria entre a UNESCO e o Programa de Meio Ambiente da ONU - PNUMA e, deste encontro, saíram às definições, os objetivos, os princípios e as estratégias para a Educação Ambiental no mundo.
A Conferência de Tbilisi tratou de assuntos voltados especialmente à Educação Ambiental, embora muitos sugiram que foi uma continuação da Conferência de Estocolmo, ocorrida no ano de 1972.
2 – Situação Mundial
A Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, organizada pela UNESCO em colaboração com o PNUMA e realizada na cidade de Tbilisi, considerando a harmonia e o consenso que nela prevaleceram, aprova solenemente a seguinte Declaração:
Nas últimas décadas, o homem, utilizando o poder de transformar o ambiente, modificou de maneira acelerada o equilíbrio da natureza. A conseqüência disso é que as espécies vivas ficam freqüentemente expostas a perigos às