Quimica
- Estrutura da matéria
Tudo que existe no universo é constituído de matéria, dividindo-se a matéria em pedaços cada vez menores é denominada molécula. Se dividirmos a molécula, obtêm-se partículas denominadas átomos. Os átomos, por sua vez são compostos por partículas muito pequenas denominadas prótons, nêutrons e elétrons.
Atualmente, sabemos que o átomo é a menor estrutura da matéria que apresenta as propriedades de um elemento químico. Consistindo em um núcleo, onde fica concentrada a massa e em partículas girando ao seu redor, denominadas elétrons.
O núcleo do átomo é formado por partículas de carga positiva, chamadas prótons, e de partículas de mesmo tamanho, mas sem carga. Denominadas nêutrons. O número de prótons ou número atômico identifica um elemento químico, comandando seu comportamento em relação aos outros elementos. Um determinado elemento químico pode existir com diferentes números de nêutrons.
Através de várias experiências verificou-se que os prótons e os elétrons se atraem, porém os prótons repelem outros prótons, bem como elétrons repelem outros elétrons. A esse fenômeno damos o nome de polaridade.
- Ligações entre átomos, íons e moléculas.
As moléculas são espécies químicas eletricamente neutras constituídas por pelo menos dois átomos (de um mesmo elemento ou não). Sendo que, estes se unem por ligações estritamente covalentes; dessa forma, os compostos iônicos (ânion + cátion) não são formados por moléculas. Sendo dividida em dois tipos:
Ligação covalente molecular – Neste tipo de ligação, pares eletrônicos são compartilhados e passam a fazer parte das duas eletrosferas simultaneamente. Assim, ambos atingem estabilidade eletrônica.
Ligação covalente coordenada (ou dativa) – Geralmente, quando um átomo atinge o número de elétrons necessário para sua estabilidade eletrônica, não é possível realizar mais nenhuma ligação covalente molecular. Entretanto, podem compartilhar pares de elétrons a átomos de uma mesma molécula