quimica
A chuva acida é toda chuva que tem o ph abaixo de 4,5 unidades. Esta acidez é causada pela solubilidade de alguns gases presentes na atmosfera destacando-se gases que contem enxofre, provenientes da queima de combustíveis fósseis, emissões de vulcões, processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos.
As fontes humanas responsáveis pela emissão desses gases são as indústrias, as usinas termoelétricas e os veículos de transportes. Esses gases podem ser carregados por milhares de quilômetros na atmosfera antes de reagir com as partículas de água.
A precipitação acida acontece concentração de dióxido de enxofre (SO²) e óxidos de azoto (NO, NO², N²O5) é suficiente para reagir com as gotas de água suspensas. A água da chuva dissolve os gases presentes na atmosfera, como o enxofre e os óxidos de enxofre, os óxidos reagem com a água formando ácido sulfúrico (H²SO4) e ácidos sulfurosos (H²SO³) o gás nitrogênio oxidado ao reagir com a água forma o ácido nitroso (HNO²) e o ácido nítrico (HNO³).
A chuva acida é uma poluição capaz de gerar inúmeros danos sendo comuns no mundo todo, os efeitos causados pela chuva acida podem ocasionar a deteriorização dos ambientes naturais, nas águas a concentração elevada de Al³é responsável pela devastação de peixes e plantas aquáticas devido ao metal, nos solos a chuva infiltra liberando gases tóxicos como o Al, Pb, Cd, na vegetação algumas arvores não crescem como deveriam e as folhas ficam castanhas ao invés de ficarem verdes e ocorre a corrosão da maior parte dos materiais empregados na construção como nas pedras, metais e tintas. Na superfície do mármore a chuva acida pode transforma-lo em gesso.
Por causa da chuva acida ser imperceptível pela população, a torna tão perigosa.
Algumas mudanças em nosso comportamento podem contribuir para minimizar a produção de chuva ácida são eles o incentivar ao transporte coletivo, utilizar metrôs em substituição à frota de ônibus a diesel, incentivar a