quimica
1. Objetivos:
Estudar, experimentalmente, a variação da velocidade de uma reação química em função da variação da concentração de um dos reagentes.
2. Introdução
.
Cinética estuda a velocidade das reações e os fatores que influenciam. Segundo Tito e Canto (2007,p.464) “A velocidade de uma reação é uma grandeza que indica como as quantidades de reagente(s) e produto(s) dessa reação variam com o passar do tempo”. Essa velocidade é a com que um reagente está sendo consumido ou que com um produto está sendo formado. A velocidade média de uma reação é dada pela expressão:
Vm=∆n/∆↔ mols/ segundos
Vários fatores podem influenciar na velocidade de uma reação, tais como, Concentração, Superfície de contato, Catalisador, Pressão, Estados físicos dos reagentes.
Na reação Relógio Químico uma solução de iodeto de potássio é adicionada a uma solução acidificada de bissulfito de sódio contendo amido. Após certo tempo de reação, a mistura inicialmente incolor torna-se subitamente azul intensa. Essa clássica reação relógio consiste na oxidação lenta do íon iodeto a iodo , seguida da redução rápida do iodo novamente a iodeto. O experimento é cuidadosamente montado de modo a esgotar, depois de um período de tempo, o agente redutor,permitindo então que prevaleça a reação lenta de oxidação do iodeto a iodo.
3. PROCEDIMENTO
3.1 Experimento
Coloca-se num tubo de ensaio 1 mL de solução A, contendo íons iodeto (IO3-). Adiciona-se 9 mL de água destilada. Determina-se a concentração (g/L) da solução do tubo. Coloca-se em outro tubo de ensaio 10 mL da solução B, contendo íons bissulfito (HSO3-) e amido como indicador. Junta-se a solução A com a solução B num béquer, e disparasse o cronometro rapidamente. Agita-se constantemente o sistema até que haja o primeiro sinal de alteração de cor. Anota-se o tempo. Repita-se o procedimento por 8 vezes aumentando a quantidade de solução A e