Quimica
O nome alcalino-terroso provém do nome que recebiam seus óxidos: terras. Possuem propriedades básicas (alcalinas).
Os Alcalinos são os elementos do Grupo 1 (1A) da Tabela Periódica, constituindo uma família ou uma série química. Formada pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K) , rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).
Têm este nome porque reagem muito facilmente com a água e, quando isso ocorre, formam hidróxidos (substâncias básicas ou alcalinas), libertando hidrogênio. Estes metais também reagem facilmente com o oxigênio produzindo óxidos.
Calcogênio é qualquer elemento químico do grupo da Tabela Periódica 16. Juntos compõem a série química de mesmo nome. Grupo 16 - Grupo dos Calcogênios. O nome calcogênio significa “gerador de cal”; isso porque tinha-se como norma de que, quando se queimava uma substância em presença de um calcogênio (que, geralmente era o oxigênio do ar) gerava-se cal. Na verdade, o que acontecia era uma oxidação da substância; se o fizermos em presença de enxofre, é muito provável que se forme o sulfeto correspondente. Todos elementos deste grupo são não-metais e o polônio é o único deles que é radioativo.
A série química dos halogênios (halogénios, em português europeu) é o grupo 17 (7A) da tabela periódica dos elementos, formado pelos seguintes elementos: flúor, cloro, bromo, iodo e astato ou Astatínio (este último, radioativo e pouco comum). Esse grupo, juntamente com o grupo 18 (8A), dos gases nobres, são as únicas famílias formadas por não-metais. A palavra provém do grego e significa formador de sais.
Na forma natural são encontrados como moléculas diatômicas,