Quimica
Química Industrial
Química Geral – QUI 100
Professor: Hélcio
Relatório
Aula Prática 06
Determinação da acidez do vinagre
Relatório referente à aula prática do dia 05 de julho de 2013.
Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil
Julho/2013
INTRODUÇÃO O vinagre é o produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólico, particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, microorganismos da espécie Microderma aceti transformam o álcool etílico em ácido acético. Após a fermentação, o vinho fica com cerca de 4 a 5 % de ácido acético, recebendo então o nome de “vinagre” (“vinho azedo”). O teor de CH3COOH no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio com normalidade próxima de 0,1 N e molaridade próxima de 0,1 M, conhecida com três casas decimais. Usa-se uma solução de fenolftaleína como indicador, a fim de ser ver o fim da reação. (OLIVEIRA, 2003)
As reações de neutralização são importantes no procedimento de titulação ácido-base, no qual a concentração molar de um ácido em uma solução aquosa é determinada pela adição vagarosa de uma solução básica de concentração conhecida na solução do ácido. (RUSSEL, 2006)
O objetivo deste experimento é determinar a porcentagem de ácido acético que existe no vinagre, ou seja, determinar o seu teor de acidez, realizando uma titulação de um ácido forte com uma base fraca, e comparar o resultado com o teor de acidez que está descrito no rótulo de vinagre, se o teor está na faixa permitida pela Legislação.
MATERIAIS
Béquer
Erlenmeyer
Pipeta volumétrica
Bureta
Pisseta
Balão volumétrico
EXPERIMENTAL
Iniciou-se o procedimento preparando a solução da amostra de vinagre. Pipetou-se 10 ml de vinagre e transferiu-se tal quantia para um balão volumétrico de 100 ml, fazendo, logo em seguida, a diluição com água destilada até a marca de aferição e a