quimica
Os sais destes cátions ocorrem em forma de sulfetos na natureza - devido a sua maior afinidade com este ânion - podem-se produzir sulfetos com cátions do grupo II em laboratório reagindo-os com ácido sulfídrico, sendo esse considerado o reagente do grupo. Lembrar-se sempre que essas reações só ocorrem em meio ácido, portanto, usa-se muito ácido clorídrico diluído junto à solução de ácido sulfídrico. Em equações:
Mercúrio II, (Hg2+):
3Hg2+ + 2Cl- + 2H2S → Hg3S2Cl2↓ + 4H+
Hg3S2Cl2↓ + H2S → 3HgS↓ + 2H+ + 2Cl-
Como demonstrado em equação, o cátion mercúrio II reagiu com o ânion cloreto do ácido clorídrico e com o ácido sulfídrico precipitando clorossulfeto de mercúrio (Hg3S2Cl2), sal branco. Adicionando-se mais ácido sulfídrico (H2S) o clorossulfeto reage formando assim o sulfeto de mercúrio (HgS), sal de cor preta.
Bismuto III, (Bi3+):
Bi3+ + H2S → Bi2S3↓ + 6H+
Vê-se que em uma solução de ácido sulfídrico o bismuto III, reagiu precipitando sulfeto de bismuto III (Bi2S3), um sal preto.
Cobre II, (Cu2+):
Cu2+ + H2S → CuS↓ + 2H+
O cobre III reage com o ácido sulfídrico fazendo-se precipitar o sulfeto de cobre (CuS), de coloração preta.
Cádmio, (Cd2+):
Cd2+ + H2S → CdS↓ + 2H+
Na reação mostrada acima o cátion cádmio reagiu com o ácido sulfídrico formando o sulfeto de cádmio (CdS) um precipitado amarelo.
Arsênio III, (As3+):
2As3+ + 3H2S → As2S3 + 6H+
Em soluções ácidas fortes o arsênio III reage com o ácido sulfídrico formando um precipitado amarelo o sulfeto de arsênio III (As2S3).
Arsênio V, (As5+):
AsO43- + H2S → AsO33- + S↓ + H2O
AsO33-+ 3H2S + 6H+ → As2S3↓ + 6H2O
A reação acima ocorre em uma solução de ácido clorídrico com ácido sulfídrico sendo borbulhado no mesmo. O arsênio