Quimica
Do
Brasil
Colégio da Polícia Militar
Recife, 16 de Agosto de 2012.
Alunas: Gabriella Sá Ana Santos
Turma: G-1
Professor: Paulo Alves
Introdução
A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: apesar do povo brasileiro ser um mosaico étnico, todos falam a mesma língua (o português) e, quase todos, são cristãos, com largo predomínio de católicos. Esta igualdade linguística e religiosa é um fato raro para um país de grande tamanho como o Brasil, especialmente em comparação com os países do Velho Mundo.
Desenvolvimento
Formação:
A etnia brasileira formou-se do contato de raças, línguas e culturas diferentes correspondentes aos grupos de imigração caucasoide, negroide e dos mongoloides já existentes na América em período muito anterior à época dos descobrimentos.
O elemento branco foi representado predominantemente pelos portugueses peninsulares e ilhéus. Os negros provenientes da África eram originários dos grupos linguísticos sudaneses e bantos que aportaram ao Brasil desde a 3ª década de colonização. Os estoques mongoloides aqui existentes e que logo entram em contato com os outros elementos foram os do grupo linguístico tupi, jé, aruacos, caribés, panos, e guaicurus.
Não se tardou a verificar o fenômeno da mestiçagem provocado pelo contato biológico de raças diferentes e os fenómenos de aculturação, resultante do contato de culturas diferentes.
Assim, aos poucos, um novo tipo físico foi-se delineando nas terras do Brasil, muito longe ainda de constituir uma raça, mas que já possui essenciais características de uma