Quimica
O teste de chama é um método que busca identificar elementos químicos a partir da coloração emitida em um chama.
OBJETIVO
O presente relatório tem como por finalidade observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais.
INTRODUÇÃO
O teste de chama é um procedimento para detectar a presença de alguns íons metálicos. Para este experimento foram utilizados sais metálicos formados por compostos químicos (Cloro + Cálcio/ Estrôncio/ Sódio/ Bário/ Potássio).
Estes compostos ao serem aquecidos fazem com que os elétrons da ultima camada de valência absorva esta energia fornecida, neste momento passam a um nível mais elevado e libera a energia absorvida em formato de luz.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais e reagentes:
6 Béqueres de 100 ml contendo os seguintes sais cada um: Cloreto de Cálcio, Cloreto de Estrôncio, Cloreto de Sódio, Cloreto de Bário e Cloreto de Potássio;
1 fio metálico (platina ou cobre);
Ácido clorídrico concentrado;
Procedimento:
Inicialmente acendeu-se a lamparina a álcool, esterelizou-se o fio a ser utilizado, mergulhou-se o fio no sal a ser obtida a coloração, após levou-se o mesmo até a chama, após a observação da cor obtida, o fio foi mergulhado na solução de ácido clorídrico e reesterelizado na chama. O processo foi repetido com todos os sais a serem observados.
RESULTADOS
Na tabela abaixo, contém as colorações observadas através do experimento.
REAGENTES COLORAÇÃO
Cálcio (Ca) Vermelho Tijolo
Estrôncio (Sr) Vermelho Carmim
Bário (Ba) Verde Amarelado
Sódio (Na) Amarelo Alaranjado
Potássio (K) Violeta Claro
DISCUSSÃO
Quando uma determinada quantidade de energia é fornecida ou um elemento químico, o elétron da ultima camada de valência absorve essa energia e passa a um nível de energia superior, passa ao estado excitado. Como o estado excitado é mais instável do que o estado fundamental, os elétrons retornam ao estado fundamental