quimica
DETERMINAÇÃO DO EQUIVALENTE EM ÁGUA DE UM CALORÍMETRO (W)
1. OBJETIVOS
Verificação de reprodutibilidade e erros experimentais
2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Calorímetro: é um sistema fechado que não permite trocas de calor com o ambiente semelhante a uma garrafa térmica (Fig. 1). No calorímetro, utilizado para estes experimentos, o vaso interno é um copo de alumínio, para eliminar a propagação do calor por radiação e um recipiente de isopor para eliminar a propagação do calor por condução.
Figura 1 – Calorímetro de Joule com aquecimento elétrico.
Capacidade Térmica: fornecendo a mesma quantidade de calor para uma massa m de água e para outra massa três vezes maior de água, 3 m, observa-se experimentalmente que para que tenham a mesma variação de temperatura é necessário fornecer uma quantidade de calor três vezes maior para a de massa 3 m que para a de massa m. Temos, portanto, que a quantidade de calor é
diretamente proporcional à variação de temperatura. A constante de proporcionalidade é denominada capacidade térmica.
“A capacidade térmica mede a quantidade de calor necessária para que haja uma variação unitária de temperatura e está relacionada diretamente com a massa do corpo.”
A capacidade térmica é dada pela seguinte equação:
Cൌ
Q
∆T
1
Unidade de capacidade térmica: U (C) = 1 cal /oC
Unidade de capacidade térmica - Sistema Internacional de Unidades: U (C) = 1 J /oC
Equivalente em água de uma substância: é a quantidade de água que apresenta o mesmo comportamento térmico de uma massa qualquer de outra substância. Numericamente é igual à capacidade térmica da substância. Por exemplo, a capacidade térmica de 100 g de cobre é igual a 9,3 cal/oC. O equivalente em água é Eágua = 9,3 g isso significa que 9,3 g de água têm o mesmo comportamento térmico que 100 g de cobre.
3. MATERIAIS E REAGENTES
•
Calorímetro composto por frasco de Dewar;
•
Termômetro de precisão e agitador;
•