quimica
O salicilato de metila é um composto orgânico de formula molecular C8H803, é um éter solúvel em álcool e acido acético, e é pouco solúvel em agua, podendo ser obtido através das folhas de gaulteria, e outras folhas, ou sinteticamente pela reação de condensação chamada esterificação do acido salicílico e metanol. Ésteres são amplamente distribuídos na natureza, são simples e possuem um odor agradável. (SCAPINELLO, 2013)
Os ésteres simples podem ser sintetizados em laboratórios a partir de ácido carboxílico e um álcool, através da perda de um molécula de água, na presença de um acido mineral como catalisador. Essa reação é conhecida também como esterificação de Fisher ( ALLINGER et al, 1976; SOLOMONS FRYLE,2006)
Quando usa- se álcool em excesso como solvente, pode-se obter melhores rendimentos, sendo uma reação reversível chamada como o principio de Le Chaltelier. O tratamento da reação visando à separação e isolamento do éster em questão consiste em lavagens de mistura reacional com água e bicarbonato de sódio aquoso, para a retirada das substâncias ácidas presente no meio.(SCAPINELLO. 2013)
O salicilito de metila, como outros esterés é usado devido as suas ações farmacológicas como agentes espasmódicos, anti- flamatorios e analgésicos . o salicilato de metila é altamente utilizado para dores musculares,dores reumáticas,mialgia, e torcicolo, pode ser usado também na área de perfumaria. E pode ser encontrado em pomadas, sprays, óleos, etc.
Esse trabalho tem como objetivo a obtenção de um éster através de reação de esterificação. Estudar e compreender o mecanismo da reação, assim como as formas de purificação do composto.
2- Procedimento experimental
Utilizou-se um balão de fundo redondo, com 7g de ácido salicílico, e logo após adicionou-se algumas perolas de vidro nesse balão. Em uma capela de exaustão, foi adicionado 20 mL de álcool metílico e após vagarosamente adicionou-se 3 mL de ácido sulfúrico concentrado.
Em seguida montou-se o