Quimica
O ponto de fusão pode ser definido como a temperatura em que o sólido passa ao estado líquido. A temperatura mantém- se constante durante todo o processo de fusão; a energia cedida ao sistema durante a fusão (calor de fusão) é utilizada para romper as “ligações” intermoleculares que matem as moléculas organizadas no cristal, vale dizer, que são responsáveis pela existência do cristal. O ponto de fusão pode ser determinado por dois métodos principais, a detecção visual de fusão e análise térmica diferencial, em qualquer dos procedimentos utilizados para determinar o ponto de fusão por estes métodos, o caminho é o mesmo: o analito é submetido a um aquecimento e se procura observar a temperatura em que funde. O que varia entre os procedimentos são os dispositivos experimentais para utilizar o método. Neste relatório estaremos determinando a ponto de fusão e a massa molecular de algumas substâncias através do método de detecção visual de fusão.
Metodologia
Materiais
Glicerina, termômetro, tubo capilar, almofariz, pistilo, bico de Bunsen, naftaleno, ácido benzoico, suporte universal e garra.
Procedimento
A determinação do ponto de fusão pelo método do tubo capilar requereu que a amostra do sólido estivesse bem seca e finamente dividida. Então, triturou-se a amostra usando almofariz e pistilo. Para introduzir a amostra no capilar, inverteu a extremidade aberta na substância a ser estudada, a seguir forçou-se a descida do naftaleno com o auxilio de um tubo de vidro, jogou-se o tubo capilar com a ponta fundida para baixo, ele bateu na bancada várias vezes e então a amostra compactou-se. Esses procedimentos foram repetidos até que se conseguiu uma coluna de cerca de um cm de sólido no fundo do capilar. O capilar contendo a substância foi preso a um termômetro apropriado. Foi importante notar que a substância contida no termômetro e, salvo raras exceções, mercúrio, que é um metal tóxico, portanto, evitou-se qualquer contaminação do laboratório. Durante a