quimica
NH3(g) + H2O NH4+(aq) + OH-(aq)
2- CONSTANTE DE IONIZAÇÃO (Ka e Kb): Quando no equilíbrio temos um ácido a constante será chamada de Constante de Acidez, representada por Ka, e quando for uma base será chamada Constante de Basicidade, representada por Kb. Logo, para os equilíbrios representados acima, podemos representar:
Obs: Quanto maior for a constante de ionização de um ácido ou de uma base, maior será a força destes.
3- LEI DA DILUIÇÃO DE OSTWALD: É uma equação matemática que relaciona a constante de um ácido ou base (Ka ou Kb) com o grau de ionização (α) e a concentração molar (M). Podemos representar:
Em geral usamos esta expressão somente para monoácidos ou monobases. Sendo ácidos ou bases muito fracos, o valor do α é muito pequeno, então podemos considerar, que 1 – α ≈ 1.
Obs: Na diluição de o valor de M diminui, em conseqüência, α deve aumentar e a constante de não se altera.
4- EFEITO DO ÍON COMUM: Corresponde a uma aplicação do princípio de Le Chatelier aos equilíbrios iônicos. Considere o equilíbrio de um ácido fraco na água:
HCN H+ + CN-
Adicionando o sal NaCN, derivado do próprio ácido:
NaCN Na+ + CN-
Observe que a concentração de CN- que é comum na duas situações aumenta, deslocando o equilíbrio do ácido fraco para a esquerda.
EXERCÍCIOS PARA OS VENCEDORES
01. Uma solução de ácido acético 0,050M apresenta um grau de dissociação (α) 0,4% à temperatura de 25°C.
Para esta solução, à temperatura mencionada, calcule:
a) o valor da constante de equilíbrio;
8.10-7
b) a concentração do íon H+;
2.10-4
02. O ácido butanóico é o responsável pelo odor de alguns queijos e também da manteiga rançosa. Verifica-se que em uma solução 0,04mol/L desse monoácido a concentração hidrogeniônica, (isto é, [H+] é 8.10-4 mol/L. Determine o