quimica
1.Objetivos:
* Determinar a massa de substâncias sólidas utilizando uma balança e o volume utilizando uma proveta e água; identificar amostras sólidas através do cálculo de sua densidade.
Determinar a massa de substancia liquidas utilizando uma balança e balões volumétricos.
2.Introduçao teórica
Introdução
A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume.
A densidade de sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é expressa em quilograma por metro cúbico – Kg/m³. Entretanto, é mais comumente expressa em unidades de gramas por centímetro cúbico(g/cm³) ou grama por mililitro(g/mL).
A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade da água, que é igual a 1,000g/cm³ a 4,0ºC.
A maior parte dos procedimentos analíticos quantitativos depende, em algum estágio, da medida exata de uma massa, de uma substância sólida produzida a partir de alguma substância, ou ainda do volume de uma substância padrão cuidadosamente preparada. O instrumento usado para medir a massa é a balança analítica (figura 1), hoje em dia, eletrônica, baseada em força eletromagnética. A operação é chamada pesagem e faz-se referência invariavelmente ao peso do objeto ou do material que é pesado (VOGEL, 2002).
3. Experiência 1 : Densidade dos Sólidos (Rochas).
Procedimento: Em uma Balança Analítica , utilizando um vidro relógio , obtenha a massa de duas rochas, identificando-as . Anote os valores obtidos. Meça aproximadamente