Quimica
A análise volumétrica ou titrimétrica, consiste em determinar a concentração de uma solução. Para isto é necessário uma solução padrão com um volume rigorosamente medido, em geral com uma bureta, chamada de titulante que adicionada a outra solução, chamada de titulado, apresenta uma reação. A adição do titulante ao titulado faz-se até que se atinja o chamado ponto de equivalência da volumetria, assim se tem o volume total e individual, pode-se então calcular a concentração de cada componente.
A titrimetria divide-se em quatro ramos de acordo com a reação química principal envolvida na determinação. Pode ser uma análise ácido-base, óxido-redução, precipitação e complexação.
Na experiência utilizou-se a volumetria ácido-base em que a solução padrão utilizada foi um ácido em solução aquosa para a aferição de uma base. O resultado depende da determinação rigorosa da zona de viragem do indicador, esta, por sua vez, depende não somente da quantidade de titulante adicionado, mas também da agitação adequada da solução titulada. Neste sentido é necessário ter uma boa prática laboratorial pois enquanto a mão esquerda controla a saída de titulante da bureta a mão direita deve agitar continuamente o balão Erlenmeyer até que a solução titulada mude de cor.
Apesar de serem técnicas relativamente antigas, elas ainda representam economia e confiabilidade nos laboratórios mais modestos, podendo perfeitamente ser utilizado na identificação da grande maioria de agentes químicos em diversas situações.
Material e Métodos
Experimento 1
Para fazer este experimento de preparação de HCl, utilizou-se os dados contidos no rótulo do frasco de HCl, para assim calcular o volume deste ácido necessário para preparar 250ml de solução de ácido clorídrico com concentração 0,1mol/L. Na segunda parte, iniciou-se a preparação da solução de HCl de aproximadamente 0,1ml/L na prática. Com o auxilio da pipeta graduada de 5ml, transferiu-se, o volume de ácido clorídrico concentrado