Quimica
Realmente são poucas as bactérias que causam doenças. Para se ter uma idéia de como elas são importantes para o planeta é só lembrar que sem elas provavelmente a vida no planeta não seria como é hoje. As teorias mais recentes apontam as bactérias como os precursores de organelas essenciais para reações moleculares imprescindíveis para a vida no planeta. Foi delas que se originaram os cloroplastos, responsáveis pela fotossíntese e conseqüentemente pelo oxigênio livre na atmosfera. Delas também se originaram as mitocôndrias, sem as quais os seres vivos mais complexos que as próprias bactérias não existiriam. Ou seja, as contribuições das bactérias para o ambiente podem ser contabilizadas desde bilhões de anos atrás com o surgimento dos primeiros seres fotossintetizantes.
Sobre os Alimentos
Quanto ao primeiro ciclo citado, bactérias do gênero Rhizobium, presentes em raízes de leguminosas, transformam o nitrogênio atmosférico em nutrientes, como nitritos e nitratos, para assimilação destes pelas plantas. Animais herbívoros, ao se alimentarem destas; e carnívoros, ao se alimentarem destes ou de outros carnívoros; também incorporarão tais substâncias ao longo da cadeia alimentar.
Outra associação mutualística se refere à presença de determinadas espécies no sistema digestório de animais ruminantes e de seres humanos (Methanobacterium smithii, Escherichia coli, Lactobacillus acidophillus, e as do gênero Pseudomonas, Acinetobacter e Moraxella). Lá, auxiliam na quebra de determinadas substâncias, como a celulose; produção de vitaminas como a D, K e B12; e, ainda, evitam a proliferação de patógenos. Na pele, contribuem na degradação de células mortas e eliminação de resíduos.
Na produção de alimentos
As bactérias também são importantes na nossa alimentação. Espécies como aStreptococcus thermophilus, S. lactis e S. cremoris; Lactobacilos bulgaricus, L. casei, L. acidophilluse L. yogurtii; e algumas dos gêneros Acetobacter, Corynebacterium e