Quimica
Sabrina Moro Villela Pacheco
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Araranguá, SC, Brasil.
1.0 - Introdução
A forma de uma molécula pode ter papel importante em suas propriedades químicas. As mudanças da estrutura tridimensional das proteínas que ocorrem quando um ovo é aquecido, por exemplo, são a principal fonte das diferenças entre um ovo cru e um ovo cozido. Uma ilustração de como as biomoléculas são sensíveis a mudanças em sua estrutura tridimensional é dada pela química da hemoglobina, uma proteína com massa molecular igual a 65.000 u, que transporta oxigênio através do corpo. Essa proteína contém quatro cadeias de aminoácidos, conforme mostra a Figura 1.
Figura 1: Representação da estrutura tridimensional da hemoglobina.
A anemia das células falciformes ocorre quando é alterada a identidade de um único aminoácido dentre os 146 aminoácidos de uma cadeia b da hemoglobina. A substituição da valina por ácido glutâmico na sexta posição na cadeia produz uma mudança sutil da estrutura da hemoglobina que interfere em sua capacidade de captar oxigênio a baixas pressões. O resultado é tão grave que as crianças que herdam essa enfermidade de ambos os pais raramente passam dos dois anos de idade.
As pesquisas expandiram o nosso entendimento de como a forma de uma molécula afeta a maneira como ela se liga a certos receptores na membrana de uma célula. Há muito se sabe, por exemplo, que a toxina do cólera se liga às células que revestem o intestino. Uma vez que isso ocorre, a toxina pode passar pela membrana celular sem destruir a célula. Isto dá início a uma série de reações que induzem as células intestinais a secretar tanta água – até cerca de 40 litros por dia - , que as vítimas do cólera morrem dos efeitos debilitantes da diarréia. Atualmente, sabe-se que o mecanismo pelo qual a toxina do cólera chegava a esses resultados era desconhecido. Em 1991, Rongguang Zhang e