Quimica
Fels mostrou que o uso de misturas de ácidos fracos com seus sais (ou de bases fracas com seus sais) permitia a obtenção de soluções cuja acidez (ou basicidade) não era alterada pela presença de traços de impurezas ácidas ou básicas na água ou nos sais utilizados na sua prepara- ção, em decorrência de dificuldades experimentais tais como a ausência de reagentes e de água com elevado grau de pureza.
O conceito de pH foi introduzido por
Sørensen em 1909, com o intuito de quantificar os valores de acidez e basicidade de uma solução. Ainda neste ano, Henderson apontou o papel fundamental do íon bicarbonato (monoidrogenocarbonato, segundo a IUPAC) na manutenção da concentração hidrogeniônica do sangue, a qual podia ser definida pela equação:
[H+
] = K [H2
CO3
]/[HCO3
–
] (1) onde K é a constante de equilíbrio da reação da primeira ionização do ácido carbônico (H2
CO3
). Esta constante K é a constante de equilí- br io químico a uma dada temperatura e fornece uma maneira de descrever quantitativamente os equilí- brios. K representa o quociente dos diferentes valores de concentração das espécies, o qual tem um valor, constante no equilíbrio, independente da concentração das espécies, mas dependente da temperatura. Esta constante para a