Quimica
Química Inorgânica - Ácidos e Bases
Química Ambiental Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
São Bernardo do campo, 4 de Abril de 2012
Prof. Roeli Nascimento ÁCIDOS E BASES
Ácidos e bases são elementos encontrados em quase todos os lugares na superfície terrestre, no interior das células que nos mantém vivo. Passando pela composição do sangue, pelos produtos de consumo que nos rodeiam e até as manchetes de jornal, sobre o perigo da chuva ácida. Ácidos e bases são compostos centrais e essenciais na natureza e na produção industrial nos laboratórios. Podem ser identificados por suas reações. Geralmente para a identificação de determinadas substâncias, são usados indicadores ácidos e base. Um dos indicadores mais famosos é o Tornassol, corante vegetal obtido de um líquen. O tornassol fica vermelho em solução ácida e azul em solução alcalina.
Ácidos e Bases Segundo Conceitos de Arrhenius.
O primeiro reconhecimento de ácidos e bases era feito antigamente e perigosamente pelo critério de tato e paladar. Ácidos eram azedos e bases davam uma sensação de ensaboada no toque. Em 1884 o químico suíço Arrhenius desenvolveu alguns conceitos decorrentes de alguns experimentos:
Ácidos: É um composto que contém hidrogênio e reage com a água para produzir íons – Hidrogênio ( ou Hidrônio)
Bases: È um composto que produz íons (Hidróxido/hidroxila em água). Os compostos que seguem esta definição são ácidos e bases de Arrnhenius. Por exemplo HCl é um ácido de Arrhenius pois gera H30 em água, mas CH4 não é um ácido de Arrhenius pois não libera hidrogênio em água. O sódio metálico produz OH- em água, mas é um elemento e não um composto, não sendo desta forma uma base de Arrhenius.