Quimica
Preparação do Acetato de Isoamila
Os Ésteres são compostos orgânicos polares que reagem com a água para produzir álcoois e ácidos orgânicos ou inorgânicos. Apresentam pontos de ebulição mais baixos que os dos ácidos ou álcoois com peso molecular comparável, já que suas moléculas não podem formar ligações de hidrogênio fortes umas com as outras. Os ésteres carboxílicos são os mais comuns.
Os ésteres carboxílicos, fórmula RCOOR' (R e R' são quaisquer grupos orgânicos ligados), são geralmente preparados pela reação de ácidos carboxílicos e álcoois na presença de ácido, através de uma reação que é lenta a temperatura ambiente, reversível e que libera água. Trata-se de uma desidratação, na qual o ácido atua como catalizador e desidratante (Reação de esterificação). Exemplo:
Ácido + álcool -> éster + água
Na reação, o grupo hidroxila (OH) do ácido carboxílico é substituído por um grupo alcóxi (R'O) do álcool. Os ésteres também podem ser obtidos pela reação de haletos de ácidos ou anidridos de ácidos, com álcoois. Dois ésteres podem reagir entre si, na presença de um catalizador, numa reação chamada trans-esterificação.
Os ésteres de ácidos carboxílicos de baixo peso molecular são incolores, líquidos voláteis com odor agradável, e ligeiramente solúveis em água. Muitos são responsáveis pela fragrância e sabor de flores e frutas: por exemplo, o acetato de isoamila está presente nas bananas, e o butirato de etila nos abacaxis. São utilizados como aromatizantes artificiais, nos alimentos e cosméticos. Certos ésteres voláteis são usados como solventes, em tintas e vernizes. As gorduras e os óleos são ésteres de ácidos carboxílicos de longa cadeia com glicerol. Estes ésteres podem ser hidrolisados em meio básico e formarem sabões.
O acetato de isoamila é o maior componente do feromônio de ataque da abelha. Este composto é liberado quando uma abelha ferroa sua vítima, atraindo assim outras.
Ésteres são também formados por