Quimica tec
A eletroquímica abrange todos os processos químicos que envolvem transferência de elétrons. De forma grosseira, há reações espontâneas (não necessita de um estímulo externo) como uma pilha ou bateria, mas quando o processo químico é provocado por uma corrente elétrica (estímulo advindo de uma corrente elétrica ou de um catalisador), este processo é denominado de eletrólise.
Para determinar se uma reação é espontânea ou não é preciso verificar o potencial eletroquímico do sistema, a partir dos potenciais de redução dos elementos envolvidos.
Potencial de redução padrão quantifica a tendência a reduzir de um elemento. Sendo assim, o potencial eletroquímico é dado por: E° = E°catodo – E°anodo
E° = potencial eletroquímico padrão do sistema
E°catodo = potencial de redução do catodo
E°anodo = potencial de redução do anodo
Temos então:
E° > 0 , reação espontânea
E° < 0, reação não espontânea
Objetivos
Compreender os conceitos de uma reação de oxirredução e as semi-reações de redução e oxidação delas definidas, além de prever o caráter espontâneo ou não de uma reação.
Procedimento experimental
Primeiramente foram preparadas 7 soluções de 50 ml em béqueres de 100 ml , cada uma com a concentração de 1 mol/L. As soluções eram de CuSO4, FeSO4, ZnSO4, AlCl3, cloreto de mercúrio II, acetato de chumbo.
Na solução de CuSO4 A Eletroquímica nasceu da união entre duas ciências: bioquímica e eletricidade [1]. Ela tem por objetivo o estudo dos aspectos eletrônicos e elétricos das reações químicas.
A eletroquímica abrange todos os processos químicos que envolvem transferência de elétrons. De forma grosseira, há reações espontâneas (não necessita de um estímulo externo) como uma pilha ou bateria, mas quando o processo químico é provocado por uma corrente elétrica (estímulo advindo de uma