Quimica seg do trabalho
Risco a saúde:
O benzeno e uma agente toxico que pode ser absorvido por via oral, cutânea ou inalação e age no sistema nervoso, provaca uma enfermidade crônica denominada benzolismo doença responsável leucopenia, que e a dimunuição do nível de glóbulos brancos no sangue, a inalação do benzeno pode causar dor de cabeça, náusea, vômito, tontura, narcose, sufocação, diminuição da pressão sanguínea e depressão do sistema nervoso central. A inalação dos vapores pode causar severas irritações ou queimadura do sistema respiratório, edema pulmonar ou inflamação do pulmão. A aspiração direta do líquido no pulmão pode provocar edema e hemorragia local O líquido pode ser irritante para pele e olhos. O contato prolongado com a pele pode resultar em dermatites. O contato com os olhos pode causar dano temporário da córnea. A ingestão pode causar náusea, vômito, dor de cabeça, tontura, irritação gastrointestinal, escurecimento da visão e diminuição da pressão sanguínea. A ingestão de 15 ml pode provocar colapso, bronquite, pneumonia e morte.
Riscos ao meio ambiente:
O benzeno, em certas concentrações na atmosfera, forma misturas explosivas e tóxicas, é prejudicial à vida aquática e pode contaminar o lençol freático. Outrossim, a queima do produto em incêndios pode produzir monóxido de carbono, dióxido de carbono, vapores do produto não queimados e materiais particulados, além de outros produtos perigosos, dependendo da temperatura atingida e de outros materiais ou produtos existentes no local onde a queima estiver ocorrendo. As águas utilizadas para o resfriamento de equipamentos, as residuais de controle do fogo e as águas de diluição podem causar poluição.
Riscos de incêndio:
Os vapôres de benzeno são explosivos. Na forma líquida o benzeno é altamente inflamável. A chama do benzeno puro produz fumaça, devido ao seu alto teor de carbono.
Controle de emergência:
Fica proibido a utilização do benzeno, a partir de 01 de