QUIMICA Reparado
Acadêmicos:
RELATÓRIO DE ENSAIO EM LABORATÓRIO SOBRE EFETO TAMPÃO EM CONCETRAÇÕES ACIDAS E BASICAS REFERENTE À DISCIPLINA DE QUÍMICA APLICADA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO ITPAC-PORTO.
Foi ministrado no laboratório de química do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, um ensaio de efeito tampão que ocorreu no dia 6 de abril de 2015, A atividade tinha como intuito analisar o comportamento das substancias de características tamponantes submetidas a concentrações variadas de acido/base e compara-las aos experimentos em que se utilizou apenas água.
O experimento foi constituído na enumeração de três recipientes como: recipiente 1, recipiente 2 e recipiente 3. Essa metodologia foi aplicada em todos os experimentos (A,B,C,D). Como já citado anteriormente o experimento foi dividido em três partes.
Parte A;
Após a enumeração dos frascos já descrita, foram adicionados em todos os recipientes a quantidade equivalente a 2 ml de H2O e 15 gotas do extrato de repolho roxo que atuará como indicador do caráter da substancia. No recipiente de numeração 1 se acrescentou uma gota de solução de HCl mol L-¹, o tubo 2 não foi alterado as concentrações de ‘H’ e ‘OH-‘ como controle e no tubo 3 se adicionou 1 gota de solução de NAOH mol L-¹.
Parte B;
Após a enumeração dos frascos já descrita, foram adicionados em todos os recipientes a substancia tampão ácido acético/ acetato e 15 gotas do extrato de repolho roxo que atuará como indicador do caráter da substancia. No recipiente de numeração 1 se acrescentou uma gota de solução de HCl mol L-¹, o tubo 2 não foi alterado as concentrações de ‘H’ e ‘OH-‘ como controle e no tubo 3 se adicionou 1 gota de solução de NAOH mol L-¹.
Parte C;
Após a enumeração dos frascos já descrita, foram adicionados em todos os recipientes a substancia tampão ácido acético/ acetato diluído em H2O e 15 gotas do extrato de repolho roxo que atuará como indicador do caráter da substancia. No recipiente