QUIMICA RELATORIO
Laís de Santana Silva
PRÁTICA 03: SOLUBILIDADE E CONDUTIBILIDADE DA ÁGUA E DO ETANOL.
Salvador- BA 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE
Laís de Santana Silva
PRÁTICA 03: SOLUBILIDADE E CONDUTIBILIDADE DA ÁGUA E DO ETANOL.
QUESTIONÁRIO
QUESTÃO 01: Explique a diferença de solubilidade entre os solventes etanol e água.
RESPOSTA: O processo de solubilização de uma substância química resulta da interação entre a espécie que se deseja solubilizar (soluto) e a substância que a dissolve (solvente), e pode ser definida como a quantidade de soluto que dissolve em uma determinada quantidade de solvente, em condições de equilíbrio. Logo, define-se como a quantidade máxima de um soluto que pode ser dissolvida em um determinado volume de solvente a uma dada temperatura, formando um sistema estável. Para que um sólido se dissolva, as forças de atração que mantêm a estrutura cristalina devem ser vencidas pelas interações entre o solvente e o soluto.
QUESTÃO 02: Explique as diferenças de solubilidade entre CaSO4 e NaCl frente aos dois solventes.
RESPOSTA: O CaSO4, frente aos dois solventes ( água e etanol ) é pouco solúvel entretanto, no caso do NaCl, no etanol, é insolúvel e na água, é solúvel.
QUESTÃO 03: Explique a elevada condutividade do NaCl e KCl em meio aquoso. RESPOSTA: Para que haja condução de corrente elétrica é necessária a presença de elétrons livres, com mobilidade. Os compostos iônicos não conduzem corrente na fase sólida (quando os elétrons estão firmemente ligados uns aos outros), mas conduzem na fase líquida ou em solução aquosa, quando os íons adquirem mobilidade. No entanto, o NaCl e o Kcl , são eletrólitos, por isso a elevada condutividade em meio aquoso.
QUESTÃO 04: Explique a baixíssima solubilidade do NaCl e KCl em meio aquoso.
RESPOSTA: Para que haja condução de corrente elétrica é necessária a presença de elétrons livres,