QUIMICA PARA PROFE
COMPONENTES QUIMICOS PRESENTES EM ESCOVAS PROGRESSIVAS
Nomes: Bárbara, Camila e Gabriela Cecconello.
Turma: 201
Professora: Imara
Matéria: Química
Passo Fundo, novembro de 2014
Introdução
Falaremos sobre os produtos encontrados em escovas progressivas e em alisamentos definitivos, as características de cada um e como agem no fio.
TIOGLICOLATO DE AMONIO: Quebra as ligações de cistina, que é uma das responsáveis pelo formato do fio. Esse componente pode ser usado em fios virgens, com tintura e descoloração, ele não danifica tanto o fio, e é compatível com todas as colorações;
HIDRÓXIDO DE GUAMIDINA: Também age na quebra da cistina, porém é mais forte que o tioglicolato. Esse composto não é encontrado pronto no mercado, a mistura é feita no salão, e exige muita habilidade e experiência do cabeleireiro. Não é usado em cabelos com descoloração, pois ocasiona a quebra excessiva dos fios.
HIDRÓXIDO DE SÓDIO: O componente é popularmente conhecido como soda caustica e é indicado para quebrar a cistina de cabelos muito crespos e afros, porém só pode ser aplicado em cabelos virgens. O fio deve ser grosso e resistente, e o cabeleireiro habituado com o procedimento. É extremamente proibido realizar luzes ou mechas nos cabelos com esse produto.
HIDRÓXIDO DE LÍTIO: É altamente reativo, agressivo e de penetração rápida. Seu potencial para a quebra de cistina é mais alto que os outros. É menos usado, pois é mais difícil de ser encontrado e é mais caro. Pode ser usado somente em fios virgens e muito crespos.
HENÊ: Colore os fios e alisa quebrando a cistina. Esse composto é incompatível com qualquer outra substancia alisante, colorante ou descolorante. Caso o cabelo alisado com esse composto entre em contato com qualquer tipo se substancia citada acima o cabelos quebra completamente
Aminoácidos: O procedimento só resulta em alisamento quando misturado a um meio de pH adequado. A marca que