Quimica organica
Prof. Maria Izabel Pereira 1 - A ciência, ainda hoje, não sabe explicar o que desencadeia o processo químico da PAIXÃO, isto é, por que a Maria se apaixomou pelo José se o João era mais bonito e tinha um salário melhor? O fato é que, quando a Maria encontrou José, seu corpo imediatamente começou a produzir feniletilamina,
dando início ao delírio da paixão. Com relação a este composto, pode-se afirmar, corretamente, que... a) sua cadeia carbônica é heterogênea. b) o anel benzênico possui carbono terciário. c) é uma amina terciária. d) as ligações entre os átomos de carbono do anel benzênico são saturados. e) é uma amina primária.
2 - O amor é química.” Mãos suando, coração “palpitando”, respiração pesada, olhar perdido. Esses sintomas são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada.
Dentre essas substâncias estão:
A função química comum às substâncias acima mencionadas é: f) fenol. g) benzeno. h) álcool. i) amida. j) amina.
3- O bactericida FOMECIN A, cuja fórmula estrutural é:
apresenta as funções: a) ácido carboxílico e fenol. b) álcool, fenol e éter. c) álcool, fenol e aldeído. d) éter, álcool e aldeído. e) cetona, fenol e hidrocarboneto.
4- O composto que pertence à função orgânica hidrocarboneto é:
5- Testosterona, com sua promessa de rejuvenescimento e virilidade, vira moda entre os quarentões. Testosterona é uma palavra que evoca imagens bem definidas: músculos, virilidade e masculinidade, o hormônio masculino por excelência. Calcula-se que um em cada seis homens com mais de 60 anos sofre com a queda nos níveis de testosterona. “Isso é muito mais comum do que se imaginava” diz o endocrinologista Geraldo de Medeiros da USP. Para esses senhores os médicos são unânimes, testosterona neles. O hormônio ajuda a desenvolver a massa muscular e aumentar o apetite sexual. São duas preocupações