Quimica Organica
Antigamente, no século XVIII, todos os compostos químicos eram divididos entre orgânicos e inorgânicos. A diferença entre eles, é que os orgânicos eram somente substâncias que fossem produzidas por um organismo vivo (animais, vegetais, bactérias, etc), utilizando uma "força vital", proposta por Berzelius.
A química orgânica é uma ciência desenvolvida em torno do elemento químico Carbono.
A química orgânica é uma ciência desenvolvida em torno do elemento químico Carbono.
Nesse mesmo século, Lavoisier percebeu que todos os compostos orgânicos descobertos até então, continham um átomo de Carbono (mas nem todo composto com carbono é orgânico!).
Porém em 1828, Friedrich Wöhler conseguiu criar uréia em laboratório, somente aquecendo o cianato de amônio (CH4CNO):
CH4CNO -> (NH2)2CO
A partir dessa descoberta de Wöhler, muitos outros materiais orgânicos foram sendo criados em laboratório, derrubando definitivamente com a Teoria da Força Vital.
A Química Orgânica é em resumo a química da vida. Até um certo período da história acreditava-se que substâncias orgânicas só podiam ser sintetizadas por organismos vivos, mas isso mudou pois o homem conseguiu sintetiza-lás em laboratório.
Tudo que é vida é composto por átomos de carbono, o que dá característica à Química Orgânica. Assim o estudo dela é crucial na medicina por exemplo, levando em conta que medicamentos são todos baseados em substâncias orgânicas que reagem em nosso organismo.
Os compostos orgânicos integram diversos materiais, tais como combustíveis, polímeros, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, detergentes, aditivos alimentares, cosméticos, perfumes e medicamentos.
Agora imagine o mundo sem combustível?
Imagine sem medicamentos?
Imagine sem fertilizantes?
É bem difícil imaginar, porque a Química Orgânica está inserida na nossa vida de uma forma muito natural, e às vezes nem percebemos, e é fato que o mundo não funcionaria se não fosse ela.