Quimica Organica
R: A formula feral de grignard é R-MgX , sendo X um halogênio (F, Cl, Br, I). Os
compostos de grignard são mais negativos , apresentando polaridade e facilidade em reagir cm outros compostos. É explicada pela polaridade da molécula, que possibilita uma fraca dissociação: RMgX -> R – + +MgX. Onde forma-se um íon orgânico contendo carbono negativo (íon de carbânio) que irá atacar regiões positivas de outras moléculas (ataque nucleofílico). Os haletos reagem com compostos de Grignard para formação de hidrocarbonetos:
RX + R1MgX -> R–R1 + MgX2.
2) Quais são os possíveis valores de Nox do carbono nos compostos orgânicos?
R: A determinação do Nox do carbono em compostos orgânicos complexos deve ser feita considerando cada carbono com os seus ligantes separadamente. O Nox pode ir de -7 ( redução ) até o +7 (oxidação)
3) Ao que corresponde a oxidação na química orgânica? E a redução?
R: Oxidação é perda de elétrons ou aumento do número de oxidação de um elemento.
Redução é ganho de elétrons ou diminuição do número de oxidação de um elemento.
Oxidante é o elemento (ou substância) que provoca oxidações (ele próprio se reduzindo). Redutor é o elemento (ou substância) que provoca reduções (ele próprio se oxidando).
4) Os ácidos carboxílicos são, geralmente, mais fortes ou mais fracos que os ácidos inorgânicos? A presença de quais grupos, na molécula, pode alterar essa situação? R: Os ácidos carboxílicos são bastante mais fracos do que os ácidos inorgânicos e os seus pontos de fusão e de ebulição são mais elevados do que os de outras classes de compostos de semelhante peso molecular. Podem, como os álcoois, formar dupla ligações de hidrogênio entre si ou com moléculas de outra espécie. Por essa razão, os ácidos carboxílicos apresentam praticamente o mesmo comportamento dos álcoois, quanto à solubilidade.
5) O