QUIMICA ORGANICA
Equilíbrio químico é a condição na qual as concentrações de todos os reagentes e produtos em um sistema fechado param de variar com o tempo. O equilíbrio químico ocorre quando asreações opostas acontecem a velocidades iguais: a velocidade na qual os produtos são formados a partir dos reagentes é igual à velocidade na qual os reagentes são formados a partir dos produtos.
Paraque o equilíbrio ocorra, nem os reagentes nem os produtos podem escapar do sistema. Equilíbrio químico é ponto em que as concentrações de todas as espécies são constantes. O equilíbrio é dinâmicoporque a reação não para, e as velocidades opostas se igualam.
Em 1884 o cientista francês Henri Louis Le Châtelier enunciou um princípio geral conhecido pelo nome Principio de fuga ante a força, ousimplesmente, princípio de Le Châtelier, que defendia a teoria de que quando se exerce uma ação num sistema em equilíbrio (variação de pressão, temperatura, concentração), o sistema se desloca nosentido da reação que neutraliza esta ação.
Nos sistemas que atingiram o equilíbrio químico, as reações opostas ocorrem em velocidades iguais, portanto, qualquer mudança que altere a velocidade de umadas reações causa a perturbação desse equilíbrio, assim, o Princípio de Le Châtelier propicia um meio de prever a influência que os fatores perturbadores têm sobre os sistemas em equilíbrio, sendo queeste principio é válido para todos os tipos de equilíbrios dinâmicos, físicos, iônicos, bem como os químicos. Essas perturbações que desordenam o equilíbrio químico ocorrem devido a variações deconcentração, de pressão e de temperatura [1, 2].
2. OBJETIVOS
* Verificar o estado de equilíbrio de uma reação química
* Demonstrar a reversibilidade de reações químicas
*Comprovar experimentalmente o “Principio de Le Chatelier”
3. MATERIAIS UTILIZADOS
* Tubos de ensaio
* Béqueres de 100 mL
* Proveta de 50,0 mL
* Provetas de 10,0 mL
*