Quimica Organica
A Química é, por sua própria natureza, uma ciência multidisciplinar nos temas que aborda e nas técnicas/tecnologias que utiliza para explicar a natureza. Ela integra as atividades manuais e as atividades intelectuais, o universo microscópico dos átomos e das moléculas e o universo macroscópico das substâncias, a experimentação prática e as reflexões teóricas.
Antigamente, a Química era uma atividade exercida exclusivamente pelo químico. Hoje não é mais. É exercida também, por exemplo, pelo biólogo, na Biologia Molecular; pelo físico, no estudo dos materiais supercondutores; pelos engenheiros, na utilização de materiais poliméricos (plásticos) no lugar de metais; e outros. Parte do trabalho desses outros cientistas consiste no "fazer" e no "pensar" como químico.
Existem inúmeras áreas na Química surgidas mais recentemente, como veremos nas áreas de atuação. A tendência é que novas áreas surjam a cada momento, dada a multidisplinaridade característica da Química. Originalmente, ela foi dividida em quatro grandes áreas: orgânica, inorgânica, analítica e físico-química, além do ensino de Química.Químicos realizam experimentos para investigar a composição, as propriedades e as transformações das substâncias. Aprimoram e criam produtos, além de determinar novos usos para os já existentes.
O químico domina as técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos e pode atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria, direcionando essas transformações, controlando os seus