Quimica organica experimental
Disciplina: Química Orgânica Experimental I
Turma: Farmácia
Relatório de Aula Prática
Aula n°1 – 21/03/2012
Introdução
Na primeira aula prática realizada no dia 21 de março, obtivemos conhecimento primário de como fazer uma identificação qualitativa, nesse caso utilizando a técnica de Cromatografia em camada delgada ou fina, é composta por uma fase móvel (o eluente), uma fixa (silica) e os componentes e está embasada na separação de substâncias através das suas diferentes velocidades de migração em razão da afinidade relativa com solventes, fixando-se na fase fixa. No processo foram utilizadas as substâncias: acetil salicílico, paracetamol e cibalena em diferentes eluentes.
Objetivo
Identificar e calcular fator de retenção dos compostos acetil salicílico, paracetamol e cibalena nos eluentes acetato de etila, acetato de etila e hexano (6/4) e etanol puro.
Materiais e Métodos
Os materiais utilizados foram:
2 pedaços retangulares de placa de alumínio com silica, retirados de uma placa de 20x20 de 0,20 mm (Silica Gel 60 com indicador de fluorescência UV 254 nm)
Béquer de 250 ml como câmara com iodo
Capilares
Béqueres de 50 ml usados como câmara de eluição
Tampa de relógio
Proveta
Eluentes: Acetato de etila, hexano e etanol puro.
Componentes: Acetil Salicílico, Paracetamol e Cibalena.
O método utilizado foi o de Cromatografia em camada delgada. Em placas bem finas de aluminio com uma camada silica foram feitos riscos com lápis, cerca de 7cm acima do início da placa e um 7cm acima do fim. Logo após são colocadas amostras em pontos, que após ficar um tempo dentro do béquer com o eluente e serem molhadas ao poucos,subindo e após secarem foram observadas em câmera com iodo. Logo em seguida, foi medido o deslocamento dos compostos e calculados os fatores de retenção, que corresponde a distribuição percorrida pela amostra sobre a distribuição