Quimica Nuclear e Termoquimica
Curso Engenharia de Alimentos
QUÍMICA NÚCLEAR E TERMOQUÍMICA
Alunas: Eliana Grebin e Michele Magnani.
Disciplina: Química Geral II
Professor: Rodrigo Nogueira Giovanni
Curso: Fase II
Concórdia, 10 de novembro de 2014
1.Introdução
Quando estudamos as reações químicas, consideramos o núcleo atômico como imutável. Os núcleos, porém, também podem se modificar, e a química nuclear explora as consequências químicas dessas alterações (ATKINS,JONES 2012). A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia (NASCIMENTO do, 2010)
Um tipo de modificação que ocorre é a fissão nuclear, isto é, a fragmentação de núcleos maiores em núcleos menores, a partir dela é obtida a energia nuclear. Outro tipo de modificação é a fusão nuclear, a junção de núcleos menores para formar núcleos maiores. A fusão também é uma fonte de energia, mas a técnica é tecnologicamente complexa e, portanto, de desenvolvimento muito caro (ATKINS, JONES, 2012).
A energia nuclear está muito presente no cotidiano, em várias aplicações, algumas inclusive não conhecidas do público leigo, como por exemplo:
•Na Indústria (irradiação de alimentos, esterilização, gamagrafia); •Ambiental (identificação de rochas, distribuição de recursos hídricos, identificar a trajetória de poluentes no ar e na água, geração de energia) •Militar (bomba atômica, armas biológicas) (MELQUIADES).
Termodinâmica é o estudo das transformações da energia de uma forma para outra. A primeira Lei da termodinâmica preocupa-se em acompanhar as