Quimica no cotidiano
A química está presente em todos os momentos da nossa vida. É só observar ao nosso redor. Como disse Einstein: “A coisa mais bela que o homem pode experimentar é o mistério. É esta a emoção fundamental que está na raiz de toda a ciência e arte”.
A ciência, como um conjunto organizado de conhecimentos, apresenta-se dividida em várias disciplinas, que se relacionam entre si. Entre elas temos a Química, que estuda a natureza da matéria, suas propriedades, suas transformações e a energia envolvida nesses processos.
Podemos dizer que tudo à nossa volta é Química, pois todos os materiais que nos cercam passaram ou passam por algum tipo de transformação.
Química no Cotidiano
A química está presente em todas as atividades humanas. Ela não se resume ás avançadas pesquisas de laboratório e á produção industrial. Ao contrário, está presente em nossa vida é parte do nosso cotidiano. Quando preparamos os alimentos e os cozinhamos ou quando ingerimos um medicamento estamos fazendo uso de conceito de transformações químicas. Da mesma forma, a Química explica reações e transformações envolvidas em atos simples como lavar as mãos ou escovar os dentes.
1 - Mas, o que é a Química?
A Química é a ciência que estuda os materiais que constituem a natureza, sua composição e preparação, as transformações que sofrem as energias envolvidas nesses processos e a produção de novos materiais.
A Química está presente em todas as atividades da humanidade. Muitas vezes informações imprecisas, como “este alimento não contém química”, ou alarmista como “a energia nuclear mata”, levam o homem a “ter uma visão distorcida” da Química. É necessário, portanto, fazer uma análise dos benefícios e malefícios que essa ciência traz. É impossível imaginarmos um mundo privado de combustíveis, medicamentos, fertilizantes, pigmentos, alimentos, plásticos etc., produtos fabricados em indústria química. Ela é frequentemente chamada de ciência central, porque seu