quimica inorganica
Os metais (grupo 1e 2 da Tabela Periódica) são elementos metálicos mais numerosos entre os elementos, se for incluir todos eles além dos blocos s, d e f.
Esses grupos possuem condutividade elétrica, térmica elevadas, são maleáveis e dúcteis, a energia de ionização e a força de coesão entre átomos é indicada pela variação das entalpias de vaporização que são baixas, portanto possuem pouco controle sobre seus elétrons de valência, por isso esses metais geralmente são agentes redutores fortes, e assim reagem rapidamente com a água, para liberar hidrogênio.
Os metais do grupo 1 diferem dos demais metais pela sua pequena tendência a formar complexos. Esse fato é previsível, pois os fatores que favorecem a formação de complexos são o tamanho pequeno, a carga elevada e orbitais vazios de baixa energia para formar as ligações. Entretanto, os ions dos metais do grupo 1 são muito grandes e tem uma carga baixa de +1
2º) Pesquisar todas as reações envolvidas na obtenção dos seguintes metais:
a) Lítio a partir do minério espodumênio.
Os principais minerais do qual é extraído são lepidolita, petalita, espodúmena e ambligonita.
b) Potassio a partir do minério carnalita.
. Devido a sua insolubilidade é muito difícil obter o metal puro a partir dos seus minerais. Ainda assim, em antigos leitos marítimos e lagos existem grandes depósitos de minerais de potássio: carnalita (KMgCl3 * 6H2O) langbeinita: (SO4 K2 * 2SO4 Mg – 22% de K2O E 18% de MgO) polihalita (K2MgCa2(SO4)4*2H2O) e silvina (KClNaCl)
A principal fonte de potássio é a potassa, (KOH)