quimica inorganica
Svante Arrhenius
Introdução
Este trabalho tem como objectivo falar sobre os compostos inorgânicos, o seu uso o risco do uso destes compostos falaremos iremos aprender a nomeá-los iremos também dar muitos exemplos de compostos inorgânicos e também a reacção pelo qual eles sofrem.
Definição Oxidos
Um óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigénio com outro elemento em que o oxigénio é o mais electronegativo.
Tipos de óxidos
Óxidos básicos
São óxidos básicos em que o elemento ligado ao oxigénio é um metal com baixo número de oxidação (+1 e +2, excepto Pb, Zn, As, Sb e Sn, os quais formam sempre óxidos anfóteros).
Ex: Na2O; CaO; BaO; CuO; Cu2O;FeO.
Reacções
Os óxidos básicos reagem com a água formando uma base e também reagem com ácidos formando sal e água.
Ex: Na2O + H2O→ 2NaOH
CaO + H2O → Ca (OH)2
Na2O + 2HNO3 → 2NaNO3 + H2O
CaO + H2SO4 → CaSO4 + H2O
Óxidos ácidos ou Anidridos
São óxidos em que o elemento ligado ao oxigénio é um ametal. Resultam da desidratação dos ácidos e, por isso, são chamados anidridos de ácidos. Ex: CO2; SO2; SO3; Cl2O; Cl2O7; Mn2O7.
Reacções
Os óxidos ácidos reagem com água formando um ácido oxigenado e com bases formando sal e água. Ex:SO3 + H2O → H2SO4
CO2 + H2O → H2CO3
SO2 + 2KOH → K2SO3 + H2O
P2O5 + 6LiOH → 2Li3PO4 + 3H2O
Óxidos Anfóteros
São óxidos de metais de transição e semi-metais, que apresentam número de oxidação igual a 3+ ou 4+, capazes de reagir tanto com ácidos quanto com bases, fornecendo sal e água. O carácter ácido do óxido aumenta à medida que seu elemento aproxima-se, na tabela periódica, dos não-metais. O carácter básico do óxido aumenta à medida que o elemento aproxima-se dos metais alcalinos e alcalino-terrosos.
Ex: SnO; SnO2; Fe2O3; ZnO;Al2O3.
NB: Os óxidos de Pb, Zn, As, Sb e Sn, independente de seus números de oxidação, são classificados como óxidos anfóteros.
Reacções
Reagem com ácidos formando