quimica inorganica
A Química Orgânica recebeu inicialmente esse nome para descrever substâncias extraídas de organismos vivos. Acreditava-se que elas só podiam ser produzidas em organismos vegetais e animais, mas nunca em laboratório.
“Ramo da Química que estuda a maioria dos compostos formados pelo elemento carbono”.
Visto que o carbono é tetravalente, podendo realizar quatro ligações de diferentes maneiras, com átomos de outros elementos ou com átomos do próprio carbono, existem milhões de seus compostos. Uma quantidade muito superior do que a de compostos inorgânicos conhecidos atualmente.
Fonte: http://www.mundoeducacao.com/quimica/quimica-organica.htm Histórico da química orgânica:
Sabe-se que tanto o reino vegetal como o reino animal são constituídos por seres vivos ou orgânicos. A Química teve seu inicio na Idade média com a Alquimia e passou por várias etapas até ser aceita como uma ciência.
No século XVIII a química foi dividida em duas partes de acordo com Torben Olof Bergmann:
- a Química Orgânica que estudava os compostos obtidos diretamente dos seres vivos
- a Química Inorgânica que estudava os compostos de origem mineral.
Entretanto, o desenvolvimento da Química Orgânica era prejudicado pela crença de que, somente a partir dos organismo vivos – animais e vegetais – era possível extrair substâncias orgânicas. Tratava-se de uma teoria, conhecida pelo nome de “Teoria da Força Vital“, formulada por Jöns Jacob Berzelius, que afirmava: a força vital é inerente da célula viva e o homem não poderá criá-la em laboratório.”
Fonte: http://hilariomoura.wordpress.com/aulas/quimica-organica/historico-quimica-organica/ Diferença entre composto organico e inorgânico!
Os compostos orgânicos são formados por cadeias de átomos de carbono ligados entre si ou a outros elementos químicos. Atualmente, sabe-se da existência de milhares desses compostos. Para se ter uma ideia, no ano de 1880, o número de compostos