Quimica inorganica
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
QUÍMICA INORGÂNICA
DOCENTE GESIANE NOVAES
TESTE DA CHAMA
OBJETIVOS
O objetivo desse relatório dá-se por identificar a radiação visível em alguns metais com o auxílio do bico de bunsen ( neste caso uma lamparina).
INTRODUÇÃO
Existem metais que na forma de composto dão coloração características a chama azul no bico de Bunsen (neste caso a lamparina).
Essa propriedade é usada em laboratório no conhecimento de metais.
Com o calor da chama do bico de Bunsen os elétrons dos íons metálicos absorvem energia e saltam para os níveis mais externos, ao retornarem para os níveis internos, são emitidas radiações com as colorações características para cada metal. Quando se cozinha em fogão a gás a chama azul fica amarela quando nela cai um pouco de sal ou do alimento contendo sal. O sódio do sal é o responsável por essa cor.
PROCEDIMENTO
Foi feito no laboratório um experimento chamado de teste de chama, no qual usou-se uma lamparina a álcool, e algodão para acender a chama na qual detecta-se a coloração da mesma ao apresentar cada elemento químico.
Material Utilizado:
Lamparina
Algodão
Álcool
Vareta de vidro e fio de cobre.
Reagentes:
* Solução de: sulfato de cobre * Solução de: cloreto de potássio * Solução de: hidróxido de cálcio * Solução de: sulfato de zinco * Solução de: hidróxido de sódio * Solução de: sulfato de magnésio
O procedimento foi repetido algumas vezes para saber se a coloração da chama foi observada por todos os componentes da equipe. Usou-se também um pequeno fio de cobre (fazendo o mesmo procedimento que foi feito com a vareta de vidro e o algodão), o experimento consistia em umedecer o algodão da vareta de vidro com água e com o reagente indicado que logo após iria em contato com a chama na lamparina , percebendo-se assim a coloração da chama.
RESULTADO E DISCUSSÃO
Foi observado ao longo do processo