Quimica Geral
MEDIDAS E MATERIAIS VOLUMÉTRICOS
Química Geral e Inorgânica
Ribeirão Preto, 2014
MEDIDAS E MATERIAIS VOLUMÉTRICOS
Química Geral e Inorgânica
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Química Geral e Inorgânica, da turma xx do Curso de xx, na Universidade de São Paulo.
Ribeirão Preto, 2014
RESUMO
O presente relatório tem por objetivo mostrar os resultados obtidos a partir do experimento realizado na aula prática.
Têm a finalidade de, a partir dos experimentos, exporem uma determinada análise e a partir dessa medição extrair dados como possíveis e eventuais erros que possam acarretar problemas em um experimento no controle de tira medidas de água, na PIPETA GRADUADA, PIPETA VOLUMÉTRICA, BURETA, PROVETA e BALÃO VOLUMÉTRICO.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 4
3. PARTE EXPERIMENTAL 5
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
5. CONCLUSÃO 10
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
Nos trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e em béqueres. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas, buretas). A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão.
Qualquer um desses instrumentos tem algumas informações importantes, tais como: volume máximo; graduação da escala; tolerância (limite máximo do erro); traço de referência; temperatura de calibração (normalmente, 20°C). Também pode ter erros devido a: ação da tensão superficial; dilatação e contração, provocadas pela variação de temperatura; calibração imperfeita do aparelho; erros de paralaxe.
Dentre todos os erros descritos, os