Quimica Geral
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
NOME:
TURMA:
EXPERIÊNCIA Nº 2: TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA 1) (Gráfico)
2) O intervalo de fusão foi de 79,2º a 82,2. O de solidificação foi de 79,0 até 71,3. Esses intervalos não correspondem ao de uma substância pura, uma vez que durante a fusão/solidificação de uma substância pura a temperatura não varia.
3) Geralmente o gráfico correspondente ao resfriamento, neste procedimento experimental, é o mais adequado para a análise da pureza de uma substância.
a) Pois durante o aquecimento é difícil de controlar o fornecimento de energia. Isso resulta em um aquecimento muito rápido.
b) Sim. Durante o aquecimento a temperatura foi de 60º a 95º Celsius em 7 minutos. No resfriamento a temperatura foi de 90º a 59º Celsius em 9 minutos. 4) Quando a substância atinge o seu ponto de fusão, a energia térmica ganha não será mais usada para se aumentar a vibração molecular, e sim para “quebra” as força intermoleculares e permitir que a substância passe de um estado de maior ordem, sólido, para um de maior desordem, liquido. Exemplo, gelo derretendo.
Quando a curva está mais inclinada, no aquecimento, quer dizer que toda a energia ganha está sendo convertida em vibração molecular ou, no resfriamento, quer dizer que, ao perder energia, a vibração molecular está diminuindo. Quando a curva está menos inclinada, no aquecimento, quer dizer que maior parte da energia está sendo utilizada para romper as forças intermoleculares ou, no resfriamento, a maior parte da perda de energia vem do fato de as forças intermoleculares estarem se formando novamente.
5) Assinale como verdadeiro (V) ou falso (F) as alternativas abaixo. Discuta a(s) falsa(s).
(F) “O mercúrio de um termômetro quebrado derramou sobre sua bancada e seu colega estancou o vazamento com enxofre, achando ter tomado a atitude correta.” Deve-se evitar o espalhamento e cobri a área com areia