Quimica Geral Experimental Pontos de Fusão e Ebuliçãp
1327 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASILCURSO DE QUÍMICA
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
Prof.ª: Dione Corrêa
RELATÓRIO
PRÁTICA 3
Determinação dos Pontos de Fusão e Ebulição
Forças Intermoleculares
Data da prática 01/08/2014
Data de entrega 15/09/2014
Eduardo do Canto Bruzza
Determinação dos Pontos de Fusão e Ebulição e Forças Intermoleculares
Prática 3
1. RESUMO
Foram realizados experimentos para a determinação do ponto de fusão da Acetanilida através de equipamento, e ponto de ebulição do Acetato de Etila aquecendo um tubo de Thiele e introduzindo o Acetato de Etila em tubo capilar. Determinou-se pelo equipamento o ponto de fusão da Acetanilida de 112 ºC e o ponto de ebulição do Acetato de Etila, em duplicata, de 76 ºC e 75ºC. Ainda foi verificada a influência das ligações e forças intermoleculares em relação a propriedades como a solubilidade, ponto de fusão e ebulição da Parafina, Iodo metálico, sacarose (C12H22O11) e Cloreto de Sódio (NaCl).
2. OBJETIVOS
Determinar os pontos de fusão e ebulição de alguns compostos orgânicos sólidos e líquidos, respectivamente. Relacionar propriedades, como ponto de fusão e ebulição e solubilidade com o tipo de ligação e força intermolecular.
3. INTRODUÇÃO
Ponto de Fusão: corresponde à temperatura em que uma substância muda do estado sólido para o estado líquido. O ponto de fusão (P.F.) é característico de cada substância particular e depende das forças intermoleculares do sólido. Quanto maior é a força intermolecular, maior é o seu ponto de fusão.
Ponto de Ebulição: corresponde à temperatura em que uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso. Forças intermoleculares e massa molar são fatores que influenciam no ponto de ebulição. Quanto maior a força intermolecular e maior for a massa molar de uma substância, maior será o ponto de ebulição dela.
Forças Intermoleculares: entre compostos iônicos e moleculares pode haver atração