Quimica experimental ufmg eletroquimica
UFMG, ICEx Av. Antônio Carlos 6627 - Pampulha
CEP 31270-010 | Belo Horizonte - Minas Gerais – Brasil
-------------------------------------------------
Introdução
A eletroquímica abrange todos os processos químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons é chamado de pilha ou bateria, mas quando o processo químico é provocado por uma corrente elétrica, este processo é denominado de eletrólise. Em resumo, pilhas e baterias são processos químicos que ocorrem de forma espontânea ΔH > 0, já a eletrolise é um processo químico ( reação química) que ocorre de forma não espontânea, ou seja, ocorre na presença de uma corrente elétrica ΔH< 0.
Toda pilha tem um potencial, ou seja, produz uma voltagem sendo este potencial medido na pilha. O potencial da pilha pode ser dado por uma simples soma de potências totais das semi - equações de redução e oxidação que ocorrem na pilha.
Uma pilha famosa e que deu inicio ao estudo da eletroquímica é a Pilha de Daniel. Nesta experiência, Daniel conseguiu medir o potencial padrão que foi estabelecido como o potencial do Hidrogênio, que vale 0 V.
objetivos
Analisar o funcionamento de uma pilha de zinco e cobre (pilha de Daniel) bem como observar a espontaneidade de reações de oxidação e redução. Também foi analisada uma reação de eletrólise onde fizemos o reconhecimento dos produtos.
Experimental
Procedimento 1
Verificação qualitativa da tabela de potencial de oxidação
Adicionou-se a um tubo de ensaio uma pequena quantidade da solução de cobre(II) e mergulhou-se um prego previamente limpo com palha de aço nesta solução.
Posteriormente, uma solução de zinco(II) foi adicionada em um béquer e uma lâmina de cobre mergulhada na solução.
Resultados e Discussão
Foi observado que na solução de Cu2+ ocorreu uma reação, o cobre se deposita no prego. Ao retirar o prego do tubo de ensaio foi constatado que ele se encontrava