quimica experimental-densidade
Professores:
Drª Janyeid Karla Sousa Drª Jemmla Trindade
Autores:
Marcelo Júnior, Marcelo Sousa, Lucas Nascimento, Luís Fernando, HelkaSão Luís, 10 de outubro de 2014.
Sumário
Digite o título do capítulo (nível 1)1Digite o título do capítulo (nível 2)2Digite o título do capítulo (nível 3)3Digite o título do capítulo (nível 1)4Digite o título do capítulo (nível 2)5Digite o título do capítulo (nível 3)6RESUMO
O objetivo do experimento III foi determinar experimentalmente a densidade de alguns líquidos e sólidos e comparar estes valores com os encontrados na literatura. Neste trabalho determinou-se a densidade de sólidos e líquidos com o auxílio de uma balança analítica de alta precisão.
Palavras-chave: Densidade de líquidos, densidade de sólidos,
1 INTRODUÇÃO
A densidade absoluta é uma peculiaridade favorável dos materiais e é considerada como um atributo característico. A densidade absoluta é uma característica peculiar de cada substância pura, isto é, o que identifica e diferencia as substâncias das outras é a densidade. A densidade pode ser considerada como a razão entre massa e volume de uma substância (d=m/v), ou seja, para avaliarmos a densidade de um elemento qualquer, necessitamos conhecer sua massa e volume.
Os sólidos são substâncias detentoras de uma elevada consistência o que os confere uma ampla quantidade de massa em um baixo volume, em virtude de suas moléculas estarem bem unidas umas as outras. Genericamente, a densidade dos sólidos é mais elevada que a dos líquidos e esta, por sua vez, são mais extensas que a dos gases.
Neste trabalho, apresentaremos as etapas do procedimento experimental para determinação da densidade de sólidos e líquidos visando comparar com os valores registrados na literatura.
2 OBJETIVO
Determinar experimentalmente a densidade de alguns líquidos e sólidos e comparar estes valores com os encontrados na literatura.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1