Quimica Experimental: Acidez do vinagre
Existem substâncias capazes de indicar se uma solução se encontra em meio ácido ou básico. Essas substâncias capazes de oferecer tal indicação são conhecidas como indicador ácido-base e, essa indicação é feita por meio da mudança de coloração da substância.
O vinagre é o produto resultante da fermentação de certas bebidas alcoólico, particularmente do vinho. Na fermentação do vinho, microrganismos como enzimas bacterianas e Acetobacter transformam o álcool etílico em Ácido acético, Após a fermentação, o vinho fica com cerca de 4 a 5 % de ácido acético, recebendo então o nome de “vinagre” (“vinho azedo”). O ácido acético é um ácido fraco, apresenta uma constante de acidez de 1,8x10-5. O teor de CH3COOH (ácido acético) no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio. No laboratório a titulação de neutralização e feita utilizando uma solução de NaOH 0,1 mol/l padronizada e fenolftaleína 1% como indicador.
2 OBJETIVOS
O experimento a ser demostrado, consiste em determinar a concentração de ácido acético em uma amostra de vinagre através da volumetria de neutralização e consequentemente observar se o produto adquirido após a reação está de acordo com as especificações de qualidade estabelecido por norma, ou seja, se contém de 4 a 5 gramas de acido acético na composição de 100 ml de vinagre comercial, correspondendo a 4% da acidez volátil.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS
• Vinagre Branco. Figura 1 Vinagre branco.
• Balança Analítica. Figura 2 Balança.
• Erlenmeyer de 200 ml. Figura 3 Erlenmeyer.
• Frasco com água destilada recém-fervida. Figura 4 Frasco.
• Balão volumétrico de 250 ml. Figura 5 balão volumétrico.
• Béquer de 50 ou 100 ml. Figura