Quimica Editado
A ocorrência de acidentes em laboratório de química, infelizmente, não é tão raro como se possa supor. Com a finalidade de reduzir a frequência e a gravidade desses acidentes, torna-se absolutamente imprescindível que, durante os trabalhos realizados, se observe uma série de normas de segurança.
Palavras-chave: Atenção, cuidado e concentração.
INTRODUÇÃO
Ao se iniciar o trabalho em um laboratório, é fundamental conhecer-se os procedimentos de segurança que irão permitir uma atuação com um mínimo de risco. Lembrando sempre: você é parte integrante de uma equipe. A sua responsabilidade perante o laboratório estende-se a seus colegas. A segurança no trabalho depende da ação de todos, e não apenas das pessoas encarregadas especificamente de promovê-la.
O trabalho em laboratório exige concentração máxima. Dessa forma, a concentração é necessária constantemente não podendo haver distração. Agir com calma e cautela em situações de emergência. Evitar atos de heroísmo e não se afastar do local quando estiver esperando que uma reação acabe, pois podem ocorrer acidentes.
EPI de segurança em laboratório
São todos dispositivos de uso individual, destinados a proteger a integridade física dos trabalhadores. Deve-se:
Usá-lo apenas para a finalidade que se destina.
Responsabiliza-se por sua guarda e conservação.
Comunicar qualquer alteração que o torne impróprio para o uso.
Adquirir o tipo adequado a atividade do empregado.
Treinar o trabalhador sobre seu uso adequado.
Tornar obrigatório seu uso.
Substituí-lo quando danificado ou extraviado.
Equipamentos de Proteção Individual- EPI's:
Avental ou roupas de proteção
Luvas
Proteção facial/ocular
Proteção respiratória
Avental
Deve ser confeccionado em tecido de algodão tratado (queima mais devagar), para proteger o trabalhador dos respingos da substância manipulada no