Quimica dos minerais
MINERAÇÃO
QUÍMICA DOS MINERAIS
OURO BRANCO - 2012
COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE OURO BRANCO
MINERAÇÃO
QUÍMICA DOS MINERAIS
ALUNO: THUANNY MICHELE DOS SANTOS COSTA
TRABALHO APRESENTADO PARA
AVALIAÇÃO NA DIOSCIPLINA DE QUÍMICA
DOS MINÉRAIS, DO CURSO DE MINERAÇÃO
TURNO NOITE, DO COLÉGIO ARQUIDIOCESANO,
MINISTRADO PELO PROFESSOR (a) JORDANA
OURO BRANCO - 2012
ELEMENTOS NATIVOS
Excetuando-se os gases livres da atmosfera, encontra-se no estado nativo somente cerca de vinte elementos, que podem ser divididos em metais, semimetais e não-metais. Os metais nativos mais comuns constituem três grupos isoestruturais:
- O grupo do ouro: ouro, prata, cobre e chumbo; Os elementos do grupo do ouro pertencem à mesma família na classificação periódica dos elementos e, portanto possuem propriedades químicas semelhantes, todos são suficientemente inertes para ocorrerem livres na natureza. Quando não estão combinados com outros elementos os átomos desse grupo estão unidos em estruturas cristalinas por ligações metálicas (relativamente fracas). As propriedades semelhantes dos membros desse grupo originam-se da estrutura comum. Todos são apresentam dureza relativamente baixa, são maleáveis, dúcteis e sécteis. Todos são excelentes condutores de calor e eletricidade, tendo pontos de fusão bem baixos. Possuem densidades elevadas.
- O grupo da platina: platina, paládio, irídio e ósmio; Os elementos do grupo da platina são elementos mais duros e têm pontos de fusão mais elevados do que o do grupo do ouro.
- O grupo do ferro: ferro e ferro-níquel. Os cristais dos metais do grupo do ferro, embora isométricos, têm um retículo cúbico de corpo centrado em que cada átomo toca os outros oito átomos circundantes. Os semimetais nativos formam dois grupos iso-estruturais, são comparativamente frágeis e piores condutores de calor e de eletricidade do que os metais nativos. Estas