Quimica do Petroleo 2
2º - Fluído passa pelo segundo trocador de calor, onde ele é aquecido para continuar o processo de separação das moléculas.
3º - Vasos separadores trifásico, seu principal objetivo é separar o óleo, gas e agua. Os processos acontecem primeira por uma placa defletora que separa o liquido do gas, no segundo momento os fluidos ficam em um período de regência que dura no max 20 min, onde por decantação o gás continua se separando do liquido, e por ultimo a uma nevoa extratora que não permite a passagem das gotículas de óleo que se mistura ao gás.
Processo do Gás
1º - Após sair do separador de produção o gás passa por um defletor, no qual separa gas solto e condensado, o sistema tem um sensor no qual quando o condensado atinge uma certa altura uma válvula é aberta e ele continua o processo.
2º - O gás passa por um processo de resfriamento.
3º- O gás passa novamente por um vaso condensador.
4º- O gás passa por um compressor, com o objetivo de aumentar a pressão e separar as moléculas livres de gás.
5º- O gás passa pela torre de absorção, a mesma funciona da seguinte maneira. O gás condensado entra pela parte de baixo da torre e na parte de cima é colocado o fluido TEG, este fluido tem forte reação com a água em altas temperaturas , a medida que o fluido passa pelo gas condensado a agua presente no gás se mistura com o TEG e fica e o gás desidratado sobre ate o ponto mais alto da torre, essa agua + TEG passa por um processo de regeneração no qual o TEG é tratado e utilizado novamente.
Processo do Óleo
1º - Ao sair do vaso separador, o óleo e a agua passam por um tratador eletroestático, este transformador gera um campo elétrico de 1000 volts, desta forma quebrando a emulsão entra a agua e o óleo, por a agua ser mais densa ela se estabelece no fundo do tratador.
2º - O óleo